Cuidados a ter para melhorar o sistema imunitário

sistema-imunitario

– O que é o sistema imunitário?

O sistema imunitário é uma estrutura do nosso corpo que protege o organismo contra doenças. Para que o organismo se consiga defender do “ataque” gerado pelos vírus, é importante manter a imunidade alta.

E quais são os seus melhores aliados para manter a imunidade alta?

A alimentação, o consumo de água e o exercício físico!

Ainda que manter uma alimentação equilibrada seja o primeiro passo para alavancar a sua imunidade, existem alimentos específicos que podem ajudar no combate.

Tire anotações!

– Laranja, Limão e Kiwi

Este trio é rico em vitamina C, que contém propriedades antioxidantes. Ao ingerir estes alimentos, as suas propriedades combatem a oxidação das células do sistema imunitário ajudando a combater os vírus.

– Cogumelos e amêndoas

Estes dois alimentos têm um composto em comum que fortalecem o seu sistema: a niacina (B3). Para além de ajudarem no combate ao stress, melhorarem a imunidade, são também deliciosos e muito versáteis.

– Vegetais verde-escuros

Estes vegetais (couve, espinafres, chicória, etc.) são excelentes fontes de fibra que servem como alimento para as bactérias (boas) que ocupam o intestino.

– Água

Grande parte do corpo humano é constituído por água. A água é essencial para que todas as reações bioquímicas nas células ocorram com sucesso. O aconselhável é beber entre 1,5L a 2L para melhorar o seu sistema imunitário.

 

Para além da ingestão destes alimentos, é importante que tenha uma boa rotina de sono, pratique exercício físico e adote um estilo de vida calmo com ausência de substâncias que diminuem as suas defesas, como o tabaco.