É um processo natural e não uma doença mas traz mudanças e sintomas como se fosse uma!
Costuma ocorrer por volta dos 50 anos mas, na prática, uma mulher saudável com mais de 45 anos que não menstrua há mais de um ano e com sintomas estará, provavelmente, na menopausa.
Os afrontamentos são um dos sintomas mais habituais na menopausa e podem prolongar-se durante mais de cinco anos. São causados pela insuficiência de estrogénios, importantes para regular a temperatura corporal e são altamente incapacitantes porque com eles podem chegar as perturbações do sono e do humor, as dores osteoarticulares e a dificuldade de concentração.
Características desta fase da vida da mulher são, também, o aumento de peso, a perda de massa óssea de forma muito acentuada (cerca de 2 a 4%) nos primeiros anos da menopausa e o aumento das doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial, a diabetes e as dislipidemias.
A vida sexual da mulher pode ser muito afectada durante a menopausa devido a alterações da libido e da auto-estima, mas também, devido a razões físicas que tornam as relações sexuais dolorosas como secura vaginal, atrofia vulvo-vaginal e infecções urinárias de repetição.
A vida da mulher não acaba e existem várias opções para minimizar todas as alterações referidas, como por exemplo:
Além disso, deve fazer uma dieta equilibrada (comer várias vezes ao dia e pouco de cada vez) que inclua alimentos ricos em cálcio, magnésio, zinco, vitamina D e ómega 3, beber 1,5 L de água ao longo do dia, evitar o álcool e o tabaco.
Fazer exercício físico como caminhadas, ioga, pilates e dança para mobilizar as articulações e estimular os músculos, manter uma vida social activa e a positividade, assim, a menopausa é só uma fase da vida como qualquer outra!
Falar abertamente com o seu médico é muito importante para decidir quais os tratamentos a seguir.