6 Mitos Sobre o Consumo de Suplementos Alimentares

6 mitos sobre o consumo de suplementos alimentares
O consumo de suplementos alimentares é geralmente a primeira recomendação para quem deseja complementar a dieta e garantir o equilíbrio das necessidades nutricionais.

Por isso, o consumo de tais substâncias são muito frequentes por praticantes de desporto, porém, ingerir suplementos ainda gera muitas dúvidas e confusões. Por isso, separamos aqui seis mitos que precisa saber sobre este tipo de complementação alimentar.

1. Whey Protein engorda

Começaremos por desmistificar o consumo do Whey Protein relacionado ao aumento de peso. Nenhum alimento isolado pode ser considerado culpado pelo ganho de massa, essa condição está relacionada com os hábitos alimentares de modo geral e, também, com a prática de atividade física. Quando consumido na medida certa, o Whey Protein contribui para o desenvolvimento de massa magra e para o fortalecimento muscular.

2. Pode substituir a alimentação por suplementos

Nunca substitua a sua refeição pela suplementação. O consumo de suplementos alimentares é um modo eficiente de complementar a dieta e garantir o equilíbrio de tipos de nutrientes específicos, como a proteína e o carboidrato, por exemplo.

No entanto, os alimentos consumidos durante o dia nas principais refeições não garantem apenas o consumo dessas substâncias. A alimentação equilibrada é essencial para a prevenção de doenças, pois os ingredientes são compostos por antioxidantes e fitonutrientes — encontrados apenas em alimentos de origem vegetal —, essenciais para o bom desenvolvimento do organismo.

3. Quando se tem uma boa alimentação, não é necessário consumir suplementos

Uma alimentação equilibrada é, de fato, o primeiro passo para garantir saúde e bons resultados durante a prática de atividades físicas. Mas este não é o modo de assegurar que o seu corpo possua todos os nutrientes necessários.
As necessidades nutricionais variam de acordo com a idade e com outros fatores como o ritmo de vida e a prática de exercício físico. Quem pratica exercício intenso, por exemplo, necessita de muito mais energia e, para isso, deve preencher essa carência com uma ótima suplementação.

4. Suplementos dão músculos a quem não treina muito

Mesmo contribuindo para a saúde de modo geral, quem deseja ganhar massa magra, não se deve apoiar apenas no consumo destas substâncias para alcançar resultados efetivos. De fato, a suplementação ajuda na produção muscular, porém, é necessário que exista esforço físico.

5. Quanto maior a quantidade de consumo, maiores são os benefícios da suplementação

A superdosagem nunca deve ser uma opção para quem deseja alcançar bons resultados com a suplementação. O consumo em excesso de qualquer alimento pode causar sérios prejuízos à saúde. Esse mesmo conceito deve ser aplicado na suplementação, pois isso pode sobrecarregar o organismo. É fundamental garantir que o consumo de quaisquer substâncias seja realizado de modo equilibrado e com o acompanhamento de um médico nutricionista especializado.

6. Os suplementos têm o mesmo efeito em todos

Cada indivíduo possui necessidades nutricionais diferentes e, por isso, não é correto afirmar que a suplementação tem o mesmo efeito em todos os consumidores, assim como acontece com os diferentes tipos de dietas.

Fonte: Atribuna

 

 

6 Mitos Sobre o Consumo de Suplementos Alimentares
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao usar este site está a aceitar a nossa Política de Privacidade.
Ler mais