Dicas para uma Ceia de Natal Saudável

Dicas para uma Ceia de Natal saudável

As festas de fim de ano podem ser uma ameaça para quem tenta manter uma alimentação saudável. Geralmente, é nesta época que se cometem mais exageros à mesa. Este ano, que tal fazer algo diferente e apostar numa ceia de Natal saudável?

As tradições alimentares na época de Natal oferecem alguns riscos à saúde por dois motivos principais: primeiro, porque os alimentos são muito calóricos. Segundo, porque nesta época, as pessoas costumam ingerir grandes quantidades de comida. Sendo que, dependendo do banquete, é possível ganhar mais de 2 kg na véspera de natal – sem falar nos desconfortos, como a má-digestão e os reflexos no dia seguinte.

Para quem procura uma ementa mais saudável para a ceia, seguem algumas dicas para evitar os quilinhos extra:

Aperitivos naturais

Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Estes têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que estes alimentos são calóricos. As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis: ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Escolher apenas um carboidrato

Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor o seu prato: geralmente, as opções mais saudáveis são as coloridas. Por isso, que tal fazer um arroz especial, utilizando as castanhas e as frutas secas? Prefira a versão integral deste grão, porque reúne mais fibras e micronutrientes, como magnésio, vitaminas do complexo B e fitoquímicos. Isto torna este tipo de arroz um aliado contra o ganho de peso e contra o diabete. Também pode preparar uma farofa com legumes, fácil e rápida de fazer.

Opte por uma fonte de proteína magra

O peru é a carne mais saudável para a ceia. Por ser mais magro, é mais indicado, tendo alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. Para reduzir o colesterol da carne, evite consumir a pele. Para ficar melhor ainda, invista em temperos caseiros — os que já vêm temperados saem de fábrica com muitos aditivos químicos. E, por último, sirva o peru com frutas leves, pois costumam a aliviar a digestão.

Sobremesa com menos açúcar

A famosa rabanada não tem de ficar de fora da festa. E, para deixá-la mais light, não é assim tão complicado. Na preparação, corte na quantidade de açúcar. E aposte em leite desnatado, uma vez que oferece menos gordura saturada — esse ingrediente pede moderação porque, em excesso, eleva o risco cardiovascular. Por fim, em vez de fritar, basta levar ao forno. Uma bela economia nas calorias.

Aposte em bebidas menos calóricas

Se tem o hábito de beber nas festas de fim de ano, evite os destilados – aposte nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos. A orientação dos especialistas é alternar um copo de água com um copo de bebida. Se não ingerir bebidas alcoólicas, fica mais fácil criar e experimentar novas bebidas, como sumos e bebidas sem álcool preparados com as frutas da época.