As festas de fim de ano podem ser uma ameaça para quem tenta manter uma alimentação saudável. Geralmente, é nesta época que se cometem mais exageros à mesa. Este ano, que tal fazer algo diferente e apostar numa ceia de Natal saudável?
As tradições alimentares na época de Natal oferecem alguns riscos à saúde por dois motivos principais: primeiro, porque os alimentos são muito calóricos. Segundo, porque nesta época, as pessoas costumam ingerir grandes quantidades de comida. Sendo que, dependendo do banquete, é possível ganhar mais de 2 kg na véspera de natal – sem falar nos desconfortos, como a má-digestão e os reflexos no dia seguinte.
Para quem procura uma ementa mais saudável para a ceia, seguem algumas dicas para evitar os quilinhos extra:
Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Estes têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que estes alimentos são calóricos. As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis: ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o humor e diminuir a ansiedade.
Escolha apenas um tipo de carboidrato para compor o seu prato: geralmente, as opções mais saudáveis são as coloridas. Por isso, que tal fazer um arroz especial, utilizando as castanhas e as frutas secas? Prefira a versão integral deste grão, porque reúne mais fibras e micronutrientes, como magnésio, vitaminas do complexo B e fitoquímicos. Isto torna este tipo de arroz um aliado contra o ganho de peso e contra o diabete. Também pode preparar uma farofa com legumes, fácil e rápida de fazer.
O peru é a carne mais saudável para a ceia. Por ser mais magro, é mais indicado, tendo alto teor de nutrientes, como o ferro e as vitaminas do complexo B. Para reduzir o colesterol da carne, evite consumir a pele. Para ficar melhor ainda, invista em temperos caseiros — os que já vêm temperados saem de fábrica com muitos aditivos químicos. E, por último, sirva o peru com frutas leves, pois costumam a aliviar a digestão.
A famosa rabanada não tem de ficar de fora da festa. E, para deixá-la mais light, não é assim tão complicado. Na preparação, corte na quantidade de açúcar. E aposte em leite desnatado, uma vez que oferece menos gordura saturada — esse ingrediente pede moderação porque, em excesso, eleva o risco cardiovascular. Por fim, em vez de fritar, basta levar ao forno. Uma bela economia nas calorias.
Se tem o hábito de beber nas festas de fim de ano, evite os destilados – aposte nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos. A orientação dos especialistas é alternar um copo de água com um copo de bebida. Se não ingerir bebidas alcoólicas, fica mais fácil criar e experimentar novas bebidas, como sumos e bebidas sem álcool preparados com as frutas da época.