A importância de hidratar a pele no Inverno

hidratar a pele

Todos os tipos de pele (normal, mista, oleosa ou seca) têm uma barreira natural (embora frágil) contra as agressões e contaminações do exterior. Quando esta barreira fica fragilizada, pode gerar determinadas doenças.

  • Pele do rosto

Seja qual for a estação do ano, a pele do rosto é a que mais sofre. Fica exposta a maior parte do tempo e acaba por ser atingida pelo ar seco, a água demasiado quente do banho e pelos raios ultravioletas que envelhecem a pele e causam inflamações.

Entre todas as doenças possíveis, as que mais atingem o nosso rosto são: os eczemas, dermatite atópica e a rosácea.

Para evitar este (e outros) tipo de doenças é essencial hidratar muito bem a pele. Os cremes hidratantes formam uma camada protetora na pele e dessa forma, a exposição às condições atmosféricas é reduzida.

  • Pele do corpo

A pele do corpo, apesar de ficar mais “escondida” por baixo das roupas de inverno, acaba por também ser agredida pelo tempo, roupas apertadas e água quente dos banhos. A pele do corpo tem tendência a ser naturalmente mais seca do que a pele do rosto, porque tem menos glândulas sebáceas.

As principais doenças dermatológicas que acontecem à pele do corpo são a dermatite atópica e os eczemas. Como a pele do corpo é mais grossa que a do rosto, a hidratação intensiva com produtos formulados especificamente para o corpo (mais pesados, com mais óleo e manteiga), é essencial.

  • Pele dos pés

Os pés ficam abafados em meias e sapatos fechados durante grande parte do inverno e verão (para algumas pessoas), o que pode resultar em ressecamento intenso, para além de que o ambiente húmido é ideal para a proliferação de fungos e o consequente surgimento de micoses e frieiras (tanto nos espaços entre os dedos quanto nas solas, unhas e na pele da parte de cima dos pés).

Para tratar estas doenças, podem ser usados hidratantes específicos para os pés, é aconselhado manter os pés arejados sempre que possível e utilizar meias de algodão.

Hidratar a pele no inverno é muito importante, não só a nível estético mas essencialmente por uma questão de saúde.

 

Fonte: mdemulher