Crianças com tosse, o que posso fazer?

Crianças com tosse, o que posso fazer?

A tosse pode ser incomodativa, principalmente para uma criança. Por vezes as crianças com tosse podem até atrapalhar-se e ficar irritadas. Saiba o que pode fazer nestes momentos, percebendo e intendendo melhor os diferentes tipos de tosse.

 

O que é a Tosse?

Tossir não é uma doença em si, mas um sintoma. A tosse com expectoração é um reflexo natural que limpa os pulmões e limpa as secreções contaminadas por germes. A tosse seca é uma reação normal à irritação das vias respiratórias da criança, mais frequentemente relacionada com infeções ou alergias. Por conseguinte, é por vezes, desejável não o impedir.

Quais são as diferentes formas de tosse?

  1. Tosse seca: é uma tosse que praticamente não gera secreção. É na maioria das vezes o resultado de irritação do trato respiratório. Pode transformar-se numa tosse com expectoração.
  2. Tosse com expectoração: quanto à tosse, provoca muitas secreções, que são frequentemente engolidas pela criança. Esta deve ocorrer porque tem por finalidade eliminar as secreções que obstruem as vias respiratórias.
  3. Tosse rouca: produz um ruído como um latido. É característica da inflamação laríngea, como a laringite. É uma causa muito comum em lactentes e crianças pequenas.
  4. Coqueluche ou Tosse Ferina: é uma variante da tosse seca. Faz um ruído característico, um pouco como tossir num cachimbo de metal ressonante. É por isso que se chama assim. É característica do sarampo.
  5. Tosse sibilante: significa que o diâmetro dos brônquios é reduzido. O ar sai a assobiar. É uma tosse característica dos ataques de asma.

Algumas ações para limitar os episódios de tosse:

  • Tenha cuidado para limitar as fontes de calor excessivas à noite que secam as vias respiratórias.
  • Evite o uso de almofadas de penas que podem causar alergias.
  • Não fume na presença dos seus filhos ou nas áreas que frequentam.
  • Aspire tapetes e carpetes enquanto as suas crianças estão fora e ventile bem os seus quartos.
  • Ofereça aos seus filhos bebidas frias com frequência. Escolha água e sumos de fruta. Evite sucos cítricos (laranja, limão e toranja) que podem irritar os tecidos inflamados na garganta ou no trato respiratório.
  • Não dê xaropes para a tosse aos seus filhos sem aconselhamento médico. Ao suprimir a tosse, eles podem causar o acúmulo de secreções nos brônquios e pulmões.
Fonte: Lehning

 

Na nossa loja encontra vários produtos naturais que poderão ser uma ajuda no controlo da tosse do seu filho. Aconselhe-se com o seu médico antes de iniciar algum tipo de medicação.