Melhorar a Memória com 6 truques

Melhorar a memória com 6 truques

Por vezes esquece-se de coisas que precisava de fazer e que acabam por comprometer o seu dia-a-dia? Quer saber como pode melhorar a memória? Dê uma vista de olhos no nosso artigo:

Antigamente, acreditava-se que a função cerebral atingia o pico durante o início da idade adulta e, em seguida, diminuía lentamente, causando lapsos de memória. Agora é sabido que o estilo de vida moderno desempenha um papel significativo ao contribuir para o declínio cognitivo, e é por isso que a exposição a toxinas, produtos químicos, má alimentação, falta de sono, stress e muito mais pode realmente prejudicar o funcionamento do cérebro.

O centro da memória é especialmente capaz de desenvolver novas células e é comprovado que o hipocampo regenera durante toda a vida (até os 90 anos), desde que tenha as ferramentas necessárias para isso. Essas “ferramentas” são basicamente baseadas no estilo de vida, o que é uma notícia maravilhosa. Experimente os seguintes truques para melhorar a memória.

1. Alimentação Correta

Os alimentos que ingere e não ingere, desempenham um papel crucial na memória. Uma alimentação rica em vegetais frescos é essencial, assim como gorduras saudáveis evitando açúcar e carboidratos.

Por exemplo, caril, aipo, brócolos, couve-flor e nozes contém antioxidantes e outros compostos que protegem a saúde do cérebro e podem até mesmo estimular a produção de novas células cerebrais.

2. Exercício Físico

O exercício estimula o cérebro a trabalhar com a capacidade ideal, estimulando as células nervosas a multiplicarem-se, fortalecendo as interconexões e protegendo-as de eventuais danos.

Durante o exercício, as células nervosas libertam proteínas conhecidas como fatores neurotróficos. Um em particular, chamado fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), desencadeia inúmeras outras substâncias químicas que promovem a saúde e beneficia diretamente as funções cognitivas, incluindo a aprendizagem.

3. Multitasking tem que acabar

Multitasking é uma abreviação da tentativa humana de fazer simultaneamente o maior número possível de coisas, o mais rápido possível. Em última análise, ser multitasking pode atrasá-lo, torná-lo propenso a erros, além de torná-lo esquecido.

Pesquisas mostram que realmente precisa de cerca de oito segundos para enviar uma informação para a memória, então se estiver a falar ao telemóvel e ao mesmo tempo estiver a carregar compras do supermercado, quando pousar as chaves do carro, é improvável que posteriormente se lembre de onde as deixou.

4. Boa Noite de Sono

O sono também é conhecido por melhorar as memórias e ajudá-lo a “praticar” e melhorar seu desempenho de habilidades desafiadoras. Na verdade, uma única noite onde dorme apenas quatro a seis horas pode afetar sua capacidade de pensar claramente no dia seguinte.

5. Jogos para estimular o cérebro

Se não desafiar suficientemente o cérebro com informações novas e surpreendentes, ele eventualmente começa a deteriorar-se. Se decidir experimentar jogos cerebrais, idealmente seria sensato investir pelo menos 20 minutos por dia, mas não mais do que cinco a sete minutos seguidos. Quando gasta mais tempo numa só tarefa, os benefícios enfraquecem.

6. Aprender uma nova aptidão

Aprender uma nova aptidão estimula o seu sistema neurológico, contraria os efeitos de doenças relacionadas ao stress, reduz o risco de demência e melhora a saúde e o bem-estar. Essa nova atividade tem de ter importância para si e deve ser interessante, para reter a sua atenção.

Para além disto, existem alguns suplementos que o poderão ajudar a melhorar a memória e poderá encontrá-los na nossa loja.